2


16/10/14: Exposição Internacional Thomas Bernhard e seus seres vitais (Porto Alegre)


centroaustriabrasil por centroaustriabrasil em 04/novembro/2014

No dia 16 de outubro, quinta-feira, aconteceu a abertura da exposição Internacional Thomas Bernhard e seus seres vitais, no Palácio do Ministério Público do RS. A exposição, vinda da Áustria, é de curadoria de Manfred Mittermeier e Martin Huber e foi montada por Peter Karlhuber e Hannes Stockinger. Nela são apresentados ao público objetos, fotos, painéis, documentos e escritos do autor austríaco. A exposição já passou por Viena, Munique, Praga, Luxemburgo, Budapeste, Berlim, Lisboa e Bruxelas. A exposição foi graciosamente disponibilizada pelo Institut für Kulturförderung des Landes Oberösterreich, pelo Adalbert Stifter Institut e pela Thomas Bernhard Privatstiftung.

O escritor austríaco Thomas Bernhard (1931-1989) é um dos nomes mais importantes da literatura estrangeira moderna, do século XX. Também é conhecido como o “autor negativo”, um “artista do exagero”, da provocação, da perturbação, do limite sutil entre o trágico e o cômico. Seu trabalho poético incide precisamente numa crítica artística à sociedade austríaca em função de seu silêncio a respeito dos horrores do holocaustro nazista. A literatura de Thomas Bernhard, no entanto, abrange um contexto mais universal ao nos mostrar a necessidade da elaboração e do enfrentamento daquilo que é vergonhoso, difícil ou terrível.

A cerimônia de abertura ocorreu às 20h, no subsolo do Palácio do Ministério Público (Praça Marechal Deodoro, 110, Centro de Porto Alegre), com a presença da Embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann, e do dramaturgo e diretor Luciano Alabarse que dirigiu peças teatrais do autor nos palcos de Porto Alegre. A abertura contou também a partir das 19h00 com uma visita guiada com a professora Kathrin Rosenfield, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A entrada é franca. A exposição encerra no dia 31 de outubro.