EM BREVE: Colóquio Internacional “100 Anos Após a Primeira Guerra Mundial – o legado de um cataclismo mundial”


Colóquio Internacional “100 Anos Após a Primeira Guerra Mundial – o legado de um cataclismo mundial”


centroaustriabrasil por centroaustriabrasil em 04/novembro/2014

Um século passou desde o início da ‘Grande Guerra’ – um conflito cuja duração seria, no máximo, de quatro meses, mas que estendeu-se sobre mais de quatro anos, envolvendo meio mundo de potências. Quando terminou em 1918, estava destruído não somente o Império Austro-Hungaro e a Alemanha ‘Guilhermina’, mas toda uma cultura ‘central-europeia’, com suas formas culturais, sociais e literárias. Com elas, perdeu-se também um cosmos de linguagem, uma visão de mundo e uma certa sensibilidade estética.

Propomos uma reflexão sobre alguns aspectos apenas das enormes mudanças de perspectivas que resultaram deste primeiro abalo “global”. As mesas redondas se estruturarão em torno da questão: Como vemos hoje as consequencias (culturais, literárias, sociais e políticas) deste conflito que pôs fim (não ao imperialismo mas) à forma tradicional, européia do imperialismo?

Uma parte importante destas discussões será levantada na forma literária. Pois a literatura tem modos indiretos e sugestivos de abordar as novas formas da vida contemporânea (e dos seus problemas avassaladores) que herdamos de uma “Primeira” guerra que hoje se perpetua em contínuos conflitos globais. Dois autores Austro-judaico-americanos deram forma às suas reflexões sobre o tema nos seus relatos de viagem. Neil Hertz, professor de Johns Hopkins, irá ler partes de seu relato de viagem a Ramallah e Israel, Pastoral in Palestine. Peter Wortsman refletirá sobre as transformações de Viena e de Berlim ao longo do último século, lendo trechos do seu livro Ghost Dance in Berlin.

A abertura do evento será no dia 17/11, às 18h30, com conferências e leituras dos convidados internacionais. E no dia 18/11, às 18h30, com conferências e discussões dos convidados nacionais. O colóquio internacional acontecerá no Centro Cultural do Instituto Ling, na Rua João Caetano, 400, no Bairro Três Figueiras. A curadoria é de Kathrin Rosenfield e de Lawrence Flores Pereira e a organização do Instituto Ling e da Academia Rio-Grandense de Letras.

O evento conferirá certificados para os participantes que pagarem as inscrições. Para alunos da UFRGS o preço é R$ 30,00 e para demais participantes o preço é R$ 200,00. Inscrições pelo Instituto Ling, em  instituto.ling@evora.com

 

 

PROGRAMA

MESA 1 | 17 de novembro

Neil Hertz (Univ. Johns Hopkins)
Conferência O imaginário contemporâneo da destruição
Leitura do livro Pastoral in Palestine

Peter Wortsman (Univ. de Columbia)
Conferência Reflexões sobre a Cultura Austríaca e a Central-Européia 1914-2014
Leitura do livro Ghost Dance in Berlin

MESA 2 | 18 de novembro

Kathrin H. L. Rosenfield (UFRGS – IFCH)
Espírito e literatura antes e depois do grande abalo

Luis Krausz (USP)
S. Y. Agnon e Joseph Roth: visões sobre a velha Áustria

Martin Fletcher (UFRGS – IL)
A poesia inglesa da guerra: patriotismo vs. realismo

MESA 3 | 18 de novembro

José Vicente Tavares (UFRGS – ILEA)
Metamorfoses da violência – 1914-2014

Gunter Axt (Diversitas/USP)
Guerra também no Brasil: progresso imperialista, insurreição camponesa e derrocada do mundo caboclo no Contestado (1912-1917)

MESA 4 | 18 de novembro

Lucia Serrano (APPOA)
Freud 1915 – guerra e desorientação

Robson Pereira (APPOA)
Freud: Anotações sobre a Guerra e a Morte

 

Para maiores informações contactar

Carolina Rosado (Organização)
carolina.rosado.cc@gmail.com

Kathrin Rosenfield (Curadoria)
kathrinrosen@gmail.com

C